sexta-feira, 16 de maio de 2008

de espelhos e Jesus

os espelhos segundo alguns estudiosos surgiram por volta de 3.000 a.C. e possivelmente inspirados pela superfície da água que permitia as pessoas contemplar a si mesmas.

neste período, a idade do bronze, as pessoas poliam com areia os metais o que proporcionava um espelho rudimentar que refletia apenas os contornos e formas das pessoas.

foi somente no séc. XIII que começaram a surgir os primeiros espelhos como temos hoje. eram feitos por artesãos de Veneza, Itália. eram cobertos com uma fina camada refletora.

hoje não saberíamos viver sem espelhos, por onde vamos estes estão presentes, e com os mais variados usos.

mais imediatamente em nossas vidas os espelhos mostram como estamos, permite que vejamos a nossa face, e o nosso corpo.

o espelho é algo que me aguça o pensamento. ele mostra exatamente o corpo que está diante dele. mas, ele não mostra a pessoa que está em frente a ele.

ele não mostra nossos estados internos, nossos pensamentos. ele não mostra as nossas feiúras, e nem as nossas belezas. ele não reflete as nossas dificuldades com as pessoas que não queremos bem. nem o nosso amor para com aqueles que muito estimamos. enfim, inexiste o espelho que revele o nosso verdadeiro eu.

na falta desse espelho precisamos viver constantemente olhando para o Cristo durante a nossa caminhada. pois, ao olharmos para ele veremos a distancia do que somos e do que deveríamos ser.

Jesus Cristo não tecia comentários ruins a cerca das pessoas. Ele não se ajuntava com as pessoas para difamar alguém. Ele não tinha problemas com indivíduos que simplesmente “ele não ia com a cara”. Jesus não criticava as pessoas para parecer melhor do que elas e assim ganhar reconhecimento em seu meio. outra coisa, Jesus não feria as pessoas (ao contrário, ele levava a cura). Jesus não se alegrava quando alguém “se dava mal” (ele oferecia a sua mão para colocá-lo no devido caminho). da boca de Jesus não saíram palavras que visassem a ofensa direta ao seu semelhante. mais uma coisa lindíssima, Jesus sabia tudo sobre todas as pessoas, e nem por isso saía contando àqueles com quem ele conversava.

é certo que há muito mais coisas sobre Jesus Cristo que podemos usar como parâmetros para nos avaliarmos, basta uma leitura nos evangelhos e veremos.

eu me pergunto certas vezes se algumas pessoas não possuem espelho em casa para saírem como saem vestidas, mas isso é pura futilidade!

pois, o que mais me intriga e constrange é me perguntar: será que eu não tenho Jesus para me comparar a ele e ver a distancia que há entre ele e eu. e o quanto falta eu mudar?

sendo Jesus de certa forma o nosso espelho eu pergunto e me pergunto:

“cara, você não tem espelho em casa não?”

sempre com carinho, até a próxima. :-)

Nenhum comentário: